BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Castigos

Como está, atualmente, a falta de educação por aí afora? 

Agressão de alunos a professores; agressão de passageiros a motoristas e trocadores; falta de subordinação de empregados a seus respectivos superiores, etc. A causa está muito bem pontuada e é a falta de energia e punição dos maus hábitos com os devidos castigos na formação de um filho dentro de casa.

Mas o que são os devidos castigos? Muita coisa pode o ser. Ao entrar nas residências e ministrar minhas aulas particulares percebo nos filhos e nos pais uma ligação entre o comportamento de um e o do outro. Pai omisso, filho sem limites. Mais de cinquenta casas já me acolheram com o devido carinho e a confiança nos meus serviços. Por isso já sei desde o primeiro dia, e com alguma precisão, por quanto tempo vou estar na situação de professor particular daquele aluno. Qual o motivo do encerramento em geral? Haverá discussão de pais com o filho - (comigo nunca!) - Daí eu me retiro para deixar claro que não mereço a exposição a situações familiares. É a única forma de "castigar" pais e filhos, mesmo que receptivos comigo e que contassem com minhas aulas.

Conheço mil e um casos de alunos, colegas de trabalho, mestres, avôs e avós que contam histórias sobre os castigos que receberam. Dizem eles:

"Eu apanhei pouco, merecia apanhar mais...talvez uns puxões de orelha"; 

"Os castigos que eu recebi nortearam um pouco minha educação"; 

"Uma vez meu pai me deu o que eu queria mas, antes, deixou claro o que ele achava de mim e de algumas travessuras que fiz. Ele conseguiu me deixar péssimo comigo mesmo".

Esses discursos antigos não são reproduzidos hoje e, além disso, vemos a violência familiar aumentar. Preciso deixar claro que não quero justificar forma nenhuma de violência. Tanto não aprovo que quero relacionar o quanto violência aos menores é desnecessária. Pontuo aqui: cresceu a omissão, a falta de educação, os modelos de comportamento familiares e a violência. Não adiantou de nada usar de mais violência. Castigos, no entanto, são necessários. É lógico que acho muito triste ver frágeis crianças com hematomas ou coisas piores.

Quero deixar o assunto provocado sem concluir. Existe uma separação entre castigo e agressão. Não recuo diante dos moralismos excessivos das novas gerações. Precisamos de enfrentar algumas questões. Por exemplo: Até onde termina a mão disciplinar de um pai que ensina e inicia a violência gratuita?

Um comentário:

Unknown disse...

Muito polêmico. Educação, valores, relacionamento: itens complexos, mas que devem nortear as discussões necessárias diante do recuo em determinados aspectos de atuação dos seres sociais e afetivos.