BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Armagedon

Na trilha das aulas que já fiz com as turmas, trabalhei alguns conteúdos de astronomia correlacionadas a filmes. - "Armagedon" (Michael Bay, 98) foi mais um. Gosto de trabalhar esse filme porque a ideia boba de colocar medo nas pessoas, dizendo que meteoros estão em rota de colisão é uma coisa que eu vejo muito sem a menor necessidade. (Na verdade, vejo questões políticas aí, mas já é outra história).



O filme fala sobre uma expedição tripulada com o intuito de explodir um meteoro gigante em rota de colisão com o planeta Terra. Bem bem da verdade existem vários candidatos de corpos celestes com essa rota, mas há pouca confiança no poder de atrito com a entrada desses corpos na atmosfera, o que causa, a olho nú, o fenômeno das "estrelas cadentes".

O mundo vai passar pelo seu embuste final, isso é fato; e talvez muitos meteoros amedrontadores existam até lá. Do contrário, só daqui a 5 bilhões de anos, com a evolução da nossa estrela-solar em expansão, a Terra será engolida pela enorme bola de fogo na qual ela vai se transformar.

Então corram para o teu álbum de figurinhas existem muitos nomes a serem usados para batizar esses monstrengos,  muitos deles localizados no cinturão que fica entre Marte e Júpiter.

Tem algum filme de ficção científica que inspira questões em você? Mande sua contribuição.

Abraços,

Adicione o grupo "Aulas Particulares": https://www.facebook.com/groups/1591750304391821/

E-mail do "Aulas Particulares": fabricio.paraiso@gmail.com 


Nenhum comentário: