BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Enem 02 - Matemática em 98

As questões de matemática, no ano de abertura do enem, pareciam testar relações mais básicas. Tudo parecia buscar uma baliza maior entre o nível de vários estudantes nas cinco regiões - a prova de matemática, inclusive.

Além disso, as duas primeiras questões (aglomerado de esferas) testava um comportamento de atitude: meus alunos, na época, encucados com as questões que massificavam o conhecimento, já pensavam na fórmula do volume da esfera. Depois de uma análise acurada percebiam que bastava contar cada fileira.



Nas questões de matemática (num total de 13 questões preocupadas em conteúdos nucleares desta disciplina) precebe-se também uma integração interdisciplinar como já era necessário e esperado para boas questões de final de ensino médio.

Os principais conteúdos explorados foram: análise de texto/gráficos/outras lingagens; Teorema de Tales; Teoria de Conjuntos e Probabilidade.

Quem tem dificuldades em relacionar um determinado conteúdo da matemática com outra disciplina? Ou entre quaisquer duas disciplinas? Estejam à vontade para dar suas opiniões e outras contribuições.


Abraços,

Adicione o grupo "Aulas Particulares": https://www.facebook.com/groups/1591750304391821/

E-mail do "Aulas Particulares": fabricio.paraiso@gmail.com

Nenhum comentário: