BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Filmes de ficção científica na sala

 Me peguei pensando nesse tema após alguns ex alunos (de escolas e particulares) conversarem comigo sobre o lisérgico filme Interestelar de Christopher Nolan. O assunto (filmes) cativa alunos de sequência regular e particulares, de forma que acho válido falar no assunto mesmo que esse blog seja voltado ao meu exercício em aulas particulares.

O "inter" já é muito contemplado em outros blogs e não sei se farei um tópico sobre ele. Aqui e agora, gostaria de falar sobre um exercício que já fiz com três ou quatro escolas públicas: Separei os alunos em grupos e pedi que cada grupo visse um filme de ficção científica e respondesse a perguntas correlacionadas. Me chama a atenção para o fato de que, durante as apresentações, os alunos fazem perguntas para os colegas que estão apresentando e, estes, não têm medo de usar o "eu acho" na resposta.

Para o filme "The Core - Viagem ao Centro da Terra", estimulo a pesquisa para o campo magnético terrestre e as auroras boreais; para "Matrix" estimulo a simples interpretação do contexto para o fato de quando o protagonista é "desligado"; em "Wolverine - Origins", "Quais são os materiais mais rígidos?" ou "Qual a diferença entre rigidez e dureza?". Após as apresentações faço um estudo orientado sobre as possibilidades dentro do estudo da física.


Fico grato a universidade e seus artigos por me ajudarem nessa ideia. E vocês, professores? Quais projetos e ideias permitiram fazer diferente? E os alunos? Que ideias vocês tem para física e outras disciplinas?

Adicione o grupo de aulas particulares: https://www.facebook.com/groups/1591750304391821/

Nenhum comentário: