BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O ano luz

Semana passada ajudei um aluno a produzir um trabalho de física: "a unidade de medida ano-luz". Um assunto simples e uma ideia simples que conferiu ao homem a capacidade de pensar o universo articulando o tempo e o espaço numa só ideia.

É bem simples: Um ano-luz (1A.L.) é a DISTÂNCIA que a luz percorre em um ano se viajar na sua velocidade padrão (300 mil km/s). Assim, se uma estrela nascer hoje a uma distância oriunda da multiplicação de 300 mil km/seg x 365 dias, nossos telescópios vão detectar seu nascimento apenas um ano depois porque somente após um ano a luz oriunda daquele nascimento chegará aos nossos telescópios. Existe muito mais a explicar mas espero ter sido claro e suficiente resumindo as coisas assim.

Curioso é que houve recentemente a coincidência sobre uma polêmica anunciada por causa de uma notícia em alguns blogs e compartilhadas no facebook:

Pesquisadores captam o nascimento de uma estrela em ‘tempo real’


Se foi possível entender o meu quinhão nos ditos acima, sabemos que não é possível acompanhar o nascimento de uma estrela no exato instante em que ela ocorre; o que nos faz pensar que, talvez, a agência responsável quis dizer que a recepção das futuras imagens serão interpretadas ao mesmo momento em que elas chegam ao telescópio - e talvez o ineditismo esteja no fato de que os nascimentos estelares ainda sejam uma fase da vida estelar pouco esclarecida e comprovada.

É possível que o professor de física do meu aluno particular, em sua escola, quis chamar atenção a esse fato. Alguém acompanhou essa polêmica nas redes sociais? A expressão "tempo real" foi corretamente usada? Se quiserem opinar, fiquem à vontade.

Abraços,

Adicione o grupo de aulas particulares: https://www.facebook.com/groups/1591750304391821/ 

Nenhum comentário: