BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A mídia

Esse texto receberá informações não verídicas acerca de nomes e outros elementos que não comprometem o objetivo do texto.

Há uns dias uma reportagem da TV aberta "Grande Irmã" mostrou no programa "Incrível" das noites de domingo, uma professora que percebeu que um dos shows da Maria Bethânia fazia menção à questões históricas e culturais tais como a escravidão e a marginalização nas cidades. Daí, esta professora implementou as canções de valor estético e histórico nas suas aulas, pediu que seus alunos produzissem materiais e cativou esses jovens com as belas canções por ela interpretadas.

Os alunos, por sua vez, iniciaram um processo de postagem de seus trabalhos na internet, via e-mails da cantora e em redes sociais. Ao que parece, isso fez a própria intérprete entrar em contato com a professora pró-ativa para transformar seu projeto educativo em um ato notório com apresentações, formalidades e muita alegria na escola onde trabalha a professora supra citada. Um capítulo poético da educação contemporânea, se não fosse por alguns detalhes que não são percebidos com facilidade pelo grande público que assiste à tv brasileira.

A sociedade no estado do Rio de Janeiro, e em especial a classe docente, está em dissidência com as autoridades da administração pública por causa da falta de salários condizentes, planos de carreira e estrutura do espaço escolar. O povo reagirá a estes protestos políticos aderindo às manifestações e às palavras de ordem da classe grevista ou acatará as demonstrações de que a educação não é lá tão ruim como parece e mostra a imprensa televisiva. E aí, nesse momento conveniente, chega uma professora sonhadora, dotada de um discurso crível e recebe a visita e os louros de Maria Betânia. A docente entrou no êxtase apoteótico de ser uma miguxa virtual de um expoente da MPB e, no meio de sua "jornada contra a precariedade do ensino público" mencionado pela TV-Grande-Irmã, disse: "Estou cansada deste samba de uma nota só de que a escola está ruim e que eu não vou fazer o meu trabalho porque não tenho estrutura, não tenho isso, não tenho aquilo".



A TVGI, A Profa Miguxa e Maria Betânia não me convenceram. No momento em que essa fala foi feita pela reportagem do "Incrível", algum alarme me disse: "Blog!!!!!" afinal falar bem rápido uma frase, ou colocar essa frase na boca de uma representante do povo, leva um expectador a aceitar essa frase com facilidade. Essa representante pode ser uma professora miguxa da Maria Bethânia Veloso. As duas, juntas, formaram um par perfeito para simbolizar o bastião da moral (e para guiar esses professores imundos e que fazem greve, que prejudicam o estudo dos alunos e que atentam contra o governo do Rio de Janeiro). 

No fundo, eu não culpo nenhuma das duas por tudo o que ocorre. Se eu conseguisse fazer um projeto e Maria Bethânia viesse ao Espírito Santo só para vê-lo, eu estaria nesse exato momento ligado por alguns mil volts, imerso num mar de possibilidades e nem dormiria. A professora vislumbrou uma aula bem feita e foi muito bem sucedida. Está de parabéns. Talvez ela só não perceba o contraste entre sua fala e as da classe docente militante que a representa. Tal contraste foi editado pela TVGI nesta reportagem para não ser percebido. Não vou criar tanta tempestade em um só copo d'água. Só um post aqui no meu blog para fazer este alerta está bom.

Não posso me esquecer dos meus alunos que falam "eu vou continuar a assistir a TVGI porque é legal": Assistam sim e me contem. Não me faz falta portanto eu não assisto e não apóio. Eu nem mesmo colocarei links dessa reportagem para não dar estatística para a rede império de televisão que tem sites na internet. Quem quiser, use as palavras chaves dessa reportagem no youtube. O site retornará o primeiro link, logo de cara.

O estudante que ler isso, volte às aulas de história e reflita comigo. Talvez a profa miguxa também saiba fazer essa reflexão que quero propôr: Vejam o filme "O Gladiador" e percebam como "todo império ou pedaço bem sucedido de um império teve posição central na sociedade, de modo a convencer esta mesma sociedade como é bom pensar do modo uniforme". Por exemplo: Pensar que não há nada tão grave e que o importante mesmo é escutar Maria Bethânia, ver novela, assistir ao campeonato brasileirão e não prestar atenção a essas passeatas. O importante é ver a seleção brasileira rumo a copa de 2014 e torcer por ela.

Uma imagem:

Um comentário:

Unknown disse...

Muito a propósito.
Não dá para brincar de Ilha da Fantasia quando o MEC e a mídia não levam adiante as lutas reais dos professores.