BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Transtorno e Déficit de Atenção

O transtorno ou déficit de atenção é um tema polêmico e muito presente nos ambientes familiares e escolares. E, já que assim o é, venho provocar sem dar pontos finais ao assunto.

Leio ainda muito pouco sobre ele mas o que sei pela minha experiência como professor particular é que ele, caso exista, NÃO TORNA NINGUÉM MENOS CAPAZ DO QUE O OUTRO.

Se, por um lado, a internet, os jogos de computador, os celulares modernos e as facilidades produzem um estudante menos disciplinado e menos focado; por outro, não temos coragem de aceitar novos modelos e paradigmas familiares, bem como novas e tradicionais teorias de aprendizagem coexistindo (e que talvez fossem aceitos mais antigamente, onde a mídia era tão influente porém de alcance não tão grande ou instantâneo como se tem hoje.)

As crianças com o déficit de atenção seguem padrões de comportamento e conduta. Por exemplo: pouco tempo médio dedicado à leitura e às atividades de raciocínio, excesso de pancadas ou choques quando passa por regiões estreitas e/ou excesso de quinas, mudança de temperamento brusca, entre outros. O problema é que criança mal-educada também tem os mesmos sintomas. Até lá o que é melhor? Hipercuidados com o medo da segregação por causa de um mal (que muitos acham ser congênito e que não é) para criar a tirania em um menino que crescerá pronto para formar uma sociedade bruta, preconceituosa e vil?

Marcos Felicianos, Bolsonarozinhos, pequenos Blairo Maggis e Calheirinhos estão sendo formados nesse exato momento por um medo disfarçado de omissão, ou talvez misturado com ela, vindo de seus pais. Crianças com TDAH tem a melhor desculpa atualmente para ir das faltas e notas baixas ao bullying, inclusive contra outras crianças TDAH´s; esforçadas e bem orientadas por pedagogos.

Esse assunto não se esgota aqui e voltará muitas vezes. O que me toma sobre ele, o que me faz debruçar sobre este assunto é a minha experiência cotidiana vendo, sob as residências dos meus alunos particulares e sob a confiança de ser recebido em seus lares, que muitos tem nuances desse transtorno bem orientados pela presença paterna ao ponto de reverter esse quadro e alcançar até 2 (duas) horas seguidas de estudos, ponderados com o perfil do estudante.

Exercício de reflexão para terminar mais uma das minhas escritas cansativas: Se o menino tem déficit de atenção na hora dos exercícios de geografia ou matemática, como ele consegue ficar 4 horas ininterruptas (ou mais) jogando computador?

Obrigado pela paciência

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