BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Leis

Nem só de português, matemática e ciências vive a escola. Pobre da escola que pensa assim. Pobre daqueles que não exploram a total capacidade de suas mentes. Pobre daqueles que não olham para o conhecimento mais humano.



Quando eu ia para a escola, tinha um caderno, lápis e borracha (e só). Hoje, pessoas que participaram do mesmo momento que eu, ajudaram a criar o fenômeno da escola virtual que é inegável. Ela está no youtube e em vários outros lugares da internet e por lá pode se aprender de tudo.

Assim sendo, matemática, física, geografia, biologia, inglês, francês, italiano, alemão (sim, todos os idiomas de graça e fácil de aprender), artes, história e outros estão esperando pelo seu cérebro. Lembre-se que recentemente reincluíram a sociologia, a filosofia e componentes extra disciplinares. A música é um dos novos componentes que, muito lentamente, chega para transformar o espaço escolar e, portanto, também será explorado na internet.

 



Tudo listado, vamos ao que interessa neste texto. Não há uma matéria escolar até o final do ensino médio que não demande LEIS. Leis de Mendel, Leis de Newton, Leis de Lavoisier. Podemos chamar algumas dessas leis de "regras" ou  "princípios",  bem como os princípios humanos e sociais. Leis são tão importante quanto o estudar em si e o se divertir que até para paquerar, beber com os amigos e se relacionar amorosa e sexualmente existem regras.



(Mais) Uma teoria: Por que então, dado tudo o que foi posto, não exploramos um pouco a capacidade que a nossa mente tem para ler, gostar e absorver as leis e tudo o que vem delas? Por que a escola não nos doutrina, treina e (por que não) nos introduz no universo dos nossos direitos legais? Alguém aqui (além de mim e de concurseiros) toma conhecimento das leis? Alguém aqui sabe o mínimo?

Vou fazer algumas perguntas:

Qual a lei mais forte, diretriz e a mais importante do nosso país?

O que são garantias e o que são direitos?

O que é uma pessoa?

Quais as situações em que uma pessoa tem o direito de chamar a polícia para ver seus direitos respeitados? E em quais desses momentos ela deve pagar por isso?

Minha briga contra o universo da escrita mais difícil de todas (e para mim o estudo da lei é o estudo da escrita mais difícil) começou em 2010, quando comecei a prestar concursos porque chegava a hora de sair da universidade e me tornar um vagabundo a menos na sociedade. Não tardou para eu perceber a importância de algo que eu deveria ter recebido ainda nos bancos fundamentais, quando ainda era criança. Ali (em meio a leis) se conta um pouco do que acontece com uma parte do dinheiro que usamos pra comprar uma coca cola; por que tem tanta gente querendo virar político; quais os motivos e dificuldades de se operar uma carreira de sucesso quando se é um profissional livre (como um filósofo, cantor, ator ou psicólogo) e não se toma uma carreira entre as mais diligentes e coniventes com o poder estatal (como policiais, advogados e juízes), entre outras coisas.



Com as leis nas escolas, os alunos saberiam pra que serve o ensino da lógica (na filosofia) que não os deixaria serem facilmente enganados pela mídia mais assistida de todas; veriam mais pra que serve uma oração subordinada ou coordenada em um período composto (em português); onde e quando poderiam adquirir computadores e acesso a aprendizado de boa qualidade com mais facilidade; como realizar seus sonhos e fazer valer uma vida que vale a pena.

Ainda que eu quisesse fazer um tratado poético, chato e interminável sobre como o conhecimento das leis nos colocam em posição de destaque, eu não posso concluir esse texto antes de dizer duas coisas: 1) querem entender leis? Ótimo! As mentes aguçadas vão descobrir com facilidade e com algum aprendizado virtual que estamos alheios à política por falta desse conhecimento. 2) Respondendo a uma das perguntas feitas acima: O documento legal mais importante para qualquer pais é a sua constituição: leiam os primeiros artigos e verão toda a necessidade daquilo que seus mestres tentaram lhes ensinar.



O cérebro nasceu pedindo para ser adestrado e só não será se seus respectivos donos não o fizerem. Depois não reclamem.

2 comentários:

Antonio Carlos da Fonseca disse...

Foi direto no ponto G!
Conhecendo as leis (as que estão em nossas mãos e as que não) se tem uma noção maior dos absurdos que acontecem por aí, na nossa cara. Daí viria o questionamento, que se transformaria em indignação, em seguida em desejo de mudança.
O ensino das leis nas escolas poderia causar uma revolução moral... deve ser por isso que não acontece.

Anaximandro Amorim disse...

Amigo, oportunas elucubrações. Também acho que Direito é, antes de tudo, cidadania, e que ele deveria ser ensinado na escola. Seu blog está ficando muito bom! Abraços!