BOAS VINDAS

"A física é para a vida" (Leonard Mlodnow)

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Uma teoria

Estou tentando fazer um blog isento no que tange questões políticas e não vai ser fácil. Se eu não conseguir, ainda tentarei ser apartidário (ou fingirei que sou).

A questão sobre a qual gostaria de falar é sobre a necessidade de educação filosófica e política. Ainda que qualquer leitor escolha seguir o pensamento político favorecendo um partido A ou B em sua conduta, é imprescindível a necessidade de se posicionar frente à leituras e questões pertinentes sobre a a maneira com a qual são usados o dinheiro público, os patrimônios, os direitos fundamentais e as leis nesse país.

Eu, assim como muitos, estou muito preocupado com essas questões e elas apareceram na minha vida por causa de dinheiro.

Me explico: ao me formar, comecei a estudar para concurso público: uma das poucas e aparentes seguranças trabalhistas que estão (re)postas desde o início do século 21 (sem querer fazer referência a nenhuma forma de fazer política pertencente a nenhum partido político). Por consequência me somei a alguns milhões de brasileiros que também desejam o mesmo.

Ao buscar, nos editais de concursos, os assuntos mais pedidos para que um candidato seja bem sucedido em provas teórico-objetivas, me deparei com duas frentes da área do direito: o direito constitucional e o direito administrativo. E aí vem a minha teoria: milhões de cidadãos precisando de dinheiro e, por isso, adquirindo formação política, legislativa e doutrinária, se manifestam em facebook, twitter, vídeos com palavras de ordem em youtube e comentando nos espaços das mesmas redes sociais. O conhecimento sobre penas, ordenamento jurídico, reforma política e outros tantos temas correlatos estão na boca do povo, gradualmente por um único motivo: $ grana $.

Buscando dados para reforçar meu ponto, corri para sites especializados no assunto. Descobri que concursos como os do banco do brasil ou de agências reguladoras somam até 10 milhões de candidatos. Soube também que os cursos preparatórios provém salas contendo até 300 alunos em grandes capitais. Muita gente percebendo o mecanismo pelo qual o dinheiro é repassado para grandes empreiteiras através de contratos e licitações; muita gente que agora sabe quais são os princípios jurídicos e filosóficos que norteiam as garantias constitucionais e; por tabela, muita gente percebendo como o jogo das eleições tornou a sucessão burguesa/empresarial, uma dinastia no congresso nacional através de financiamentos de campanhas.

Ainda dá tempo de entrar no jogo. Eu posso afirmar que, mesmo não acessando tão cedo um cargo público e uma carreira salarial com a estabilidade, valeu a pena não ser mais uma esponja-do-mar, desorientado e reprodutor do discurso fácil, midiático (leia-se rede globo) e comodista.

Educação política. Gravem este nome.

Fontes:
http://www.cespe.unb.br/concursos/
http://www.questoesdeconcursos.com.br/home/public

Nenhum comentário: